Apresentação

Sobre o uso e a aplicação da barra de identidade. Para maiores detalhes consulte o Manual de Identidade Visual do Governo Federal na Internet Regras de aplicação da Barra de Identidade.

Sobre a barra

A barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet tem a função de identificar, padronizar e integrar sítios e portais do Governo Federal. A barra também tem a função de proporcionar acesso direto ao Portal Brasil - https://brasil.gov.br, às informações públicas de acordo com a Lei de acesso à informação, aos canais de participação social, ao portal de serviços prestados pelos diversos órgãos - https://servicos.gov.br/, página com toda a legislação brasileira - https://planalto.gov.br/legislacao/ e link para os canais de comunicação do Governo Federal.

Seu uso está normatizado por meio da Instrução Normativa nº 8, de 19 de dezembro de 2014, que pode ser encontrada no sítio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República - Secom.

Com o objetivo de padronizar a codificação e garantir a aderência às normas da Administração Pública, a nova versão da barra utiliza uma arquitetura integrada e dinâmica, não precisa ser desenvolvida, pois sua funcionalidade encontra-se corretamente configurada e pronta para uso.

A publicação da barra pelos órgãos deverá ser feita de maneira dinâmica por meio da inclusão do código publicado no item Instruções para Uso da Barra no HTML do sítio ou portal.

Após esta primeira publicação, as demais atualizações serão automáticas.

A barra funciona de maneira unificada. Todos os sítios e portais que utilizam esta versão apresentam os conteúdos uniformizados.

Fluxo de alterações na barra

Fluxo Simplificado do fluxo de alteração da Barra Brasil.